Escrito por: Roger Ellerton Ph.D.
A metáfora é uma maneira indireta de comunicação através de uma história ou figura de retórica. Ela pode revelar a cultura de uma organização ou os pensamentos íntimos de um indivíduo. Ela também pode envolver uma comparação (quieto como um rato) ou a comparação dos padrões de um problema para oferecer soluções ou sugestões (uma fábula: O menino que gritava lobo). Na PNL, a metáfora inclui comparações de semelhanças, parábolas e alegorias e é valiosa na sua capacidade de melhorar a comunicação.
Estrutura profunda do pensamento
A estrutura profunda do pensamento é baseada nas sensações internas, nas memórias, nas crenças e nos valores. Isso é revelado pelos nossos comportamentos e nas pessoas é referido como personalidade. Nas organizações, nós chamamos de cultura corporativa.
Você pode ouvir alguém dizer no trabalho que "nós precisamos de munição", "coloque o colete à prova de balas", "reúna as tropas", "tragam a artilharia pesada" ou "precisamos derrotar o inimigo". Essas expressões são figuras de retórica e revelam as crenças internas de um indivíduo (isto é, o trabalho visto como uma guerra) ou se empregados por um grupo de pessoas como a cultura de uma organização ou equipe. Outras pessoas podem ver o trabalho como um "zoológico" ou a vida como algo que a ser suportado e suas ações e palavras irão refletir isso. A metáfora que você tem para sua vida, ou trabalho ou casa irá dar o tom de como você vê as coisas, virá à tona no seu comportamento e nas palavras que você usa, e irá influenciar as suas interações com os outros.
Compreender a metáfora de uma pessoa ou de uma organização pode fornecer insights dos pensamentos íntimos deles, das memórias, crenças e valores e lhe proporcionar a oportunidade de ajudar.
Trabalhando com metáforas
Se uma pessoa ou organização acredita que a sua metáfora não está servindo, ela pode ser mudada para disparar diferentes maneiras de pensar ou para ver as questões de uma perspectiva diferente. Ao invés de uma metáfora de guerra (indicando conflito), você pode auxiliar uma equipe mudando a metáfora para uma de esportes (indicando competição). Isto é, "jogue a bola para frente", "evite ficar impedido", "precisamos de uma grande jogada". Ou você pode querer assumir a perspectiva ganha-ganha e ver como cada pessoa pode apoiar a outra. Muitas vezes, as metáforas lhe dão novos insights e oportunidades de investigação e é uma maneira útil de transferir aprendizado ou conceitos entre contextos diferentes.
Comunicação com a mente inconsciente
As metáforas passam informações indiretamente para alguém. Uma história interessante ignora qualquer bloqueio ou resistência consciente e se intromete na mente inconsciente, onde dispara uma busca inconsciente por significado, recursos e aprendizados. É por isso que as fábulas podem ter um impacto tão grande nas crianças. A metáfora é uma maneira muito boa de se comunicar com alguém em transe.
Metáforas podem ser desenvolvidas para um público (por exemplo, uma apresentação), ou para uma pessoa especifica. Enquanto ouve a metáfora, a sua mente inconsciente irá procurar significado e aprendizados apropriados para você.
Criando uma metáfora
Uma metáfora bem-sucedida precisa acompanhar primeiro a experiência atual do cliente ao usar a mesma sequência estratégica, sistemas representacionais e submodalidades do seu estado presente. O conteúdo não precisa ser o mesmo. De fato, quanto mais diferente e interessante melhor. Precisa ser uma transição suave para o estado desejado que terá sua própria sequência de passos, sistemas representacionais e submodalidades.
Roger Ellerton PhD é consultor certificado de administração, fundador e sócio gerente da Renewal Technologies. O artigo acima é baseado no seu livro "Live Your Dreams Let Reality Catch Up: NLP and Common Sense for Coaches, Managers and You".
O artigo acima foi traduzido na íntegra do original sob o título "Metaphors" que se encontra no site da Renewal Technologies.
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