
Duas aranhas foram parar em um jardim ao mesmo tempo. Então começaram a discutir sobre quem tinha o direito de ali ficar. O tempo ia passando, sem que pudessem chegar a um acordo. Um passarinho interveio e aconselhou-as:
- O melhor é que cada uma de vocês faça a sua própria teia. E aquela que conseguir apanhar mais insetos com ela, permanecerá neste jardim.
As aranhas acharam a ideia muito divertida e razoável. Além disso, permitia que elas ganhassem seu sustento. Por isso, puseram rapidamente mãos à obra.
A primeira delas estava fazendo sua teia a toda pressa, mas incorretamente. Sua companheira trabalhava com mais calma e estava fazendo uma teia melhor. Enquanto a primeira terminou logo e começou a debochar de sua rival, essa não lhe dava a menor importância e continuava concentrada em sua tarefa.
Quando ambas as teias estavam terminadas, as duas aranhas deixaram passar algum tempo, e por fim foram ver quantos bichos tinham sido apanhados.
Na primeira delas, grande e mal acabada, só haviam caído dois animaizinhos muito pequenos. Na segunda, mais de dez insetos se debatiam, tentando inutilmente escapar. A aranha paciente e calma tinha ganho. Podia ficar no jardim.
Triste, a aranha vencida afastou-se da outra. Compreendera que teria sido melhor trabalhar com mais cuidado e com mais calma. Mas já era tarde para modificar a situação. Na próxima vez, procuraria agir de outra maneira. Sempre se pode aprender alguma coisa, mesmo em situações que nos são desfavoráveis.