Havia no bosque um grave problema de habitação. Por isso, foi convocada uma assembléia geral, na qual deveriam estar presentes todas as espécies de animais. Centenas deles chegaram pontualmente à reunião. Mas... faltava alguém.
- Não vejo por aqui o Lourinho, disse preocupada a ursinha. Ele deveria vir representar seus companheiros de espécie. Que terá acontecido?
Já se percebe que a ursinha não conhecia o Lourinho, um sujeito muito pouco pontual. Costumava chegar atrasado a todos os compromissos, apesar dos conselhos de seus pais.
À mesma hora em que ursinha perguntava por ele, Lourinho estava dormindo tranquilamente. Não havia ligado o despertador e, por isso, dormia a sono solto, roncando em alto e bom som.
Quando Lourinho acordou, ficou arrepiado! A reunião! Por mais que corresse, quando chegou ao local, tudo já havia terminado.
- Que vou dizer aos papagaios do bosque? Interrogou-se ele. Eles vão querer saber o que ficou combinado na reunião! Bem... eu invento alguma coisa e todos vão acreditar decidiu Lourinho.
Tamanha foi a mentira que ele inventou aos seus amigos, que logo foi descoberto.
- Mais valia termos confiado menos num papagaio inteligente como ele e mais num papagaio sério e pontual, que soubesse cumprir seus compromissos! Comentou um deles, aborrecido.
A pontualidade é uma virtude que devemos cultivar.