Conqui é o melhor carteiro de toda a região. Sempre sorridente e amável, faz da sua obrigação diária de entregar cartas um prazer, porque adoça tudo com sua bondade.
Quando se aproxima de alguma residência, faz ouvir o seu agradável canto.
- La, La, laaaa! Bom dia, queridos amigos! Hoje trago cartas para quase todos! Venham, venham até suas caixas de correio! Anuncia Conqui com seu vozeirão.
Os vizinhos saem ao seu encontro quase sempre esperançosos. Para cada má notícia que traz Conqui, acompanham-no cinco notícias boas. Para as primeiras, ele tem sempre algumas palavras de conforto e alento. Para as segundas... não é preciso dizer mais nada, amigo!
Hoje, véspera da chegada de Papai Noel, Conqui não veio à hora de costume. Terá acontecido alguma coisa? É a pergunta que fazem, angustiados, todos os moradores. Muitos deles correm à casa de Conqui, onde o encontram de cama, doente e com febre.
- Vamos, Conqui, não desanime e cure-se rapidamente! Precisamos de você! Dizem-lhe seus clientes e amigos. Nós lhe trouxemos alguns pequenos presentes.
Com o carinho e a atenção de todos, com certeza logo Conqui vai melhorar. Não há nada como a alegria e o bom humor para se ser querido e respeitado.