Uma família de coelhos, que vivia em pleno bosque, era formada por um feliz casal e três filhotes. Chamavam-se, respectivamente, Tap, Tep e Tip.
Tip, o menor dos três, tinha entre a vizinhança a fama de ser comilão. Costumava sair de casa de manhã e só voltava à noite. Seus pais estavam sempre preocupados com ele.
- Não é bom que fique tanto tempo fora de casa, Tip. Há muitos perigos no bosque, dizia-lhe a mãe com muita ternura. Está bem que você dê um passeio de vez em quando, mas tudo o que é excessivo, pode trazer más consequências.
Tip não dava importância às palavras de sua mãe, e continuava com o mesmo costume. Num dia de tempestade, voltou mais cedo do que habitualmente. Não estava passando bem. Seu aspecto não era agradável. Tip meteu-se na cama, enquanto os pais chamavam o médico. Ele constatou que Tip estava sofrendo de uma indigestão. Então, atendendo aos pais, resolveu contar o que se passara.
- Entrei em uma horta que há nos arredores do bosque e... comi três sacos de cenouras, disse Tip.
Os pais ficaram estupefatos. Também não tardou a apresentar-se o dono da horta em casa da família, exigindo que lhe pagassem as cenouras.
- O senhor não se preocupe, prometeu-lhe papai coelho. Meu filho trabalhará até que a dívida esteja paga. Pode ter a certeza de que ele nunca mais voltará a roubar suas cenouras.
Papai coelho tinha razão. Tip compreendeu que ser comilão e desobediente não lhe trazia benefício. A partir daquele dia, começou a alimentar-se corretamente e a ocupar seu tempo para saldar a dívida com o dono da horta.