
Cai a primeira neve e todos os animaizinhos do bosque procuram um bom refúgio onde passar o inverno. Violeta, a vaca, caminha entre as árvores, bastante preocupada. Não é muito hábil e sabe que necessitará da ajuda dos outros animaizinhos para construir uma cabana ou algo semelhante. Depois de caminhar muito, encontra uma cabra muito magricela.
- Bom dia, cabrita, cumprimenta a vaca. Posso contar com sua ajuda para construir um refúgio onde passar o inverno?
- Claro que sim, Violeta, responde alegremente a cabra. Todos os vizinhos do bosque devem ajudar-se uns aos outros se quiserem sobreviver. A vida é muito dura e está cheia de perigos. Durante o inverno, as condições pioram.
A vaca não se importa de se juntar à mirrada cabra. É muito sábia e compreende que não há instrumento mais eficaz que a boa vontade.
Ambas começam a procurar um local apropriado para poderem construir sua cabana. Pelo caminho, encontram-se com um porco, um pato e um javali. Todos são convidados a unir-se à tarefa comum, e a resposta é unânime.
- Sim, queremos trabalhar com vocês, dizem os três novos animais.
Rapidamente descobrem o local apropriado para a construção de uma cabana sólida e suficientemente grande para acolher os cinco. Devem apressar-se, porque o inverno está próximo e eles vão ter que se preparar muito bem.